A Pequena Faísca: A Sabedoria Bíblica em um Mundo em Chamas

Raphael Jorge
3 min readJun 2, 2024

--

A sabedoria milenar das escrituras bíblicas, especialmente a passagem de Tiago 3:4–6, revela uma verdade inescapável e assustadoramente atual:

“A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.” (Tiago 3:6)

Este trecho, escrito há séculos, se encaixa perfeitamente no mundo em que vivemos hoje. Vamos refletir sobre essa sabedoria e seu impacto na humanidade contemporânea.

A Língua como Labareda

Imaginemos como seria se os profetas, escritores, apóstolos e sábios estivessem vivenciando o mundo de hoje. A conclusão inevitável seria que a mente e a índole humana não mudaram, pelo contrário, pioraram. Pioraram porque hoje nossas línguas são labaredas de maldade e de mentira. Amamos essas mentiras e o poder de pseudo-razão que elas nos conferem. A verdade, ou o caminho da integridade, incomoda e ameaça dogmas construídos pela regressão mental humana. Evoluímos tecnologicamente, mas nos tornamos moralmente piores. Por quê? Porque queremos ser piores.

Redes Sociais: O Novo Inferno

A pulverização das redes sociais exacerbou essa situação. Ficamos preguiçosos e negligentes perante o que é certo ou errado. Permitimos que pessoas pensem por nós, escrevam por nós, criem “bandeiras” por nós. Vivemos realidades virtuais que não deveriam refletir na vida real. Nada melhor do que um atalho criado por pessoas que contam com nosso ego inflado de NADA.

Vivemos num mundo onde não importa mais o que se fala, se é certo ou errado. O que importa é quem chega primeiro e quem grita mais alto. Importa criar a faísca sem pensar nas consequências. Quando a floresta está em labaredas, grupos doutrinados começam a brigar entre si para falar sobre o fogo. No final, ninguém faz nada, todo mundo perde, e todos aguardam um novo incêndio para serem palco de suas próprias razões. E assim surge a ideologia, um câncer que começou com uma pequena faísca em mentes vazias e pobres de intelecto.

A Preguiça Intelectual e a Desinformação

A pessoa não consegue algo, então se cria uma doença para isso, ou culpa alguém. Vemos injustiças e focamos na oportunidade de jogar uma faísca, não nos fatos. Uma pessoa tem razão e eu não? Vou insultá-la e acusá-la de algo que nem entendo, mas que alguém pensou por mim. Fazer o bem ao próximo? Só se houver post no Instagram. Reprimir o que não se entende ou atear fogo em todos os lados para criar caos? Claro, até porque nada pode ir contra as ideias que outras pessoas pensaram por mim.

Regressão Humana

Estamos regredindo em todos os aspectos. Tudo começou com uma pequena faísca que saiu de nossas bocas. O incêndio está incontrolável e ainda buscamos quem culpar, sendo que o verdadeiro culpado somos TODOS nós.

O Caminho para a Reflexão

Devemos viver abundantemente a única vida terrena que temos, amar a vida, os pequenos detalhes e as pessoas. O principal é: PENSE MAIS E FALE MENOS para que o mundo não acabe em chamas provenientes de nossas línguas. Mesmo sabendo que a humanidade tende a piorar, não custa tentar ser algo melhor. Ou você vai me insultar por algo que você não conhece, baseado em uma verdade que alguém aceitou por você? Eis um bom exercício para apagar sua labareda agora.

Uma Reflexão Final

“Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer. É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.” (Tiago 3:4–6)

• Raphael Jorge

--

--

Raphael Jorge

I am a content creator, musician, marketeer, and tech enthusiast with a passion for creating and learning new stuff. Thank you for visiting my profile.